Todos os homens sejam salvos

“…  Deus   nosso  Salvador… O  qual  deseja  que  todos os homens sejam   salvos…”  (I Tim. 2:3,4).

Ao Contrário do que pensam os calvinistas extremados, a fé não é um dom que Deus oferece somente a alguns. Todos tem a responsabilidade de crer (cf J0 3.16). Jesus diz: “Para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” . E acrescenta: “Quem nele crê não é condenado” (v 18), e mais: “Quem vier a mim eu jamais rejeitarei” (Jo 6.37).

Paulo mostra que o próprio Deus está interessado na salvação de todos os homens; e assim sendo, fica entendido, que todos os homens poderiam ser salvos, todos os homens poderiam exercer fé, se ao menos quisessem fazê-lo. Para isso é que foram alertados, quando o Espírito Santo, através do apóstolo Paulo exorta que “… Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todos os lugares se arrependam” (Atos 17:30).

Até mesmo João Calvino acreditava que Cristo morreu por todos os pecados do mundo (Col 1:15), querendo dizer com isso, claramente, “a salvação pela raça humana”. Comentando a palavra “muitos”, pelos quais Cristo morreu, em Marcos 14:24, assim se expressou Calvino: “a palavra “muitos” não significa uma parte apenas do mundo, mas toda a raça humana”. A Bíblia confirma que Cristo Se deu em resgate por todos” (I Tim. 2:6).

É certo que este é o quadro que encontramos na Bíblia, concernente a Deus, que “amou o mundo” (João 3:16), e enviou Seu Filho para ser sacrifício não apenas pelos nossos pecados, “mas ainda pelos do mundo inteiro” (I João 2:2). Na verdade, o Deus da Bíblia “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”(I Tim.2:4

É como Pedro declarou: “Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça , senão que todos cheguem ao arrependimento” (II Ped.3:9).

Os gnósticos pensavam que a maioria dos homens está de tal forma envolvida e imersa na matéria, que se tornaram escravos totais da mesma e do mal por ela representado; e, assim sendo, sob hipótese alguma, podem libertar-se a fim de buscar e obter salvação. Noutras palavras, eles negavam a doutrina do livre-arbítrio humano, chegando ao absurdo de imaginar – e trazendo para o contexto atual – que aqueles que rejeitam a mensagem salvífica, o fazem porque já estavam predestinados à rejeição, não havendo outra alternativa.

Em contraste com isso, Paulo mostra-nos que deveríamos orar em favor de todos os homens (I Tim.2:1), e isso visando a salvação deles. Ora, isso deixa entendido que todos os homens poderiam exercer vontade e assim vir a confiar em Cristo, e, dessa maneira, obter a salvação. Não há que duvidar que o trecho de João 12:32, subentende que todos os homens podem escolher de modo correto, deixando-se atrair por Cristo.

“… todos os homens sejam salvos… “

Essa declaração é patentemente clara. Essa é a vontade de Deus, em contraste com todos os sistemas que criam exclusivismo. Não estão aqui em vista «todas as classes de homens», e nem «todos os eleitos», mas antes todos os seres humanos, no sentido mais literal. Somente essa maneira de compreender faz sentido dentro deste contexto  «polêmico».

Pelo momento, não nos cabe considerar o problema do senhorio ou da eleição. O texto presente não tem isso em mente, mas faz asseveração clara e inequívoca sobre como a humanidade pode ser inteiramente salva , salientando que Deus deseja salvação universal, sem limites e exceções. Também não me cabe explicar aqui que, apesar de Deus ter esse desejo, Ele tem outros desejos que parecem contradizer este e que tomam a prioridade. Pois o texto é contrário a uma interpretação assim. Paulo atacava o «exclusivismo» dos gnósticos, que criam que somente alguns poucos haveriam de ser salvos. O apóstolo não queria que criássemos uma nova espécie de exclusivismo que fosse tão prejudicial como o exclusivismo dos gnósticos.

As palavras «… todos os homens …» não podem, sob consideração alguma, ser reduzidas no sentido de «todos os eleitos», o que seria um absurdo, considerando-se o aspecto «polêmico» desta passagem, que ataca o exclusivismo dos gnósticos. Isso pode ser confrontado com o trecho de I João 2:2 “… e Ele é a propiciação por nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro…”

Resposta simples e objetiva        

Se cada pessoa pode crer, por que, então, Jesus asseverou de alguns: “Por esta razão eles não podiam crer, porque, como disse Isaías noutro lugar: “Cegou os seus olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure” (Jo 12.39-40)?

A resposta é encontrada no contexto: 1) A fé era, obviamente, responsabilidade deles, visto que Deus os havia considerado responsáveis por não crerem. Somente dois versículos antes, lemos: “Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele” (Jo 12.37): 2) Jesus estava falando a judeus de coração endurecido, que haviam visto milagres indiscutíveis (incluindo a ressurreição de Lázaro em Jo 11) e que haviam sido muitas vezes chamados a crer antes desse episódio (Jo 8.26, o que revela que eram capazes de crer: e 3) foi a própria incredulidade proposital que lhes trouxe cegueira. Jesus havia dito: “Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados” (Jo 8.24). 

Cristo é o sacrifício expiatório pelo mundo inteiro 

“Todos pecaram …”  (Rm 3.23) 

Há numerosos versículos que ensinam a expiação ilimitada, isto é, que Cristo morreu pelos pecados de toda a raça humana. Os mensageiros da dupla predestinação não nos têm oferecido interpretações satisfatórias que dão apoio a mensagem da expiação limitada…

… tópico ainda em andamento para ser  concluído…

Anúncios

6 comentários sobre “Todos os homens sejam salvos

  1. Paz e graça … bom noite… vamos ler mais a bíblia… se tem 2tesselonicences 3,2
    Tem a resposta em Tito 1: 1 – Atos 13: 48… a fé dos Eleitos…!!!

  2. Faltou mencionar Ezequiel capítulo 18, com ênfase nos versículos 23 e 32 que dizem que Deus não tem prazer na morte de ninguém, antes que todos se convertam. Textos dentro do contexto. O mesmo em Ezequiel 33:11-20.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s